quinta-feira, 25 de julho de 2013

[Entrevista] Maurício Gomyde

Olá!

Dando continuidade a nossa série de entrevistas com autores brasieliros e aproveitando que hoje é o dia do escritor, apresento para vocês Maurício Gomyde, um dos meus autores nacionais favoritos. Ele é escreveu os livros O Mundo de Vidro, Ainda não te disse nada, O rosto que precede o sonho e em breve lançará o livro Dias melhores pra sempre. Vou deixar os links das resenhas dos livros que já li no final do post. Vamos conferir a entrevista.

images1) Fale um pouco sobre você

Acho que sou um cara normal. Sou quieto, ando caseiro, cada vez mais. Gosto de viver intensamente os livros que escrevo, de pesquisar, de sentir o que as personagens sentem, de escutar as mesmas canções e de visitar as locações da história. Vivo minha vida assim... a cada novo trabalho um novo ciclo, novas descobertas. De resto, gosto muito de música, de preparar um jantar, de assistir a um filme debaixo das cobertas.

2) Você escreve livros de romance. Por que escolheu esse gênero?

Sempre fui fã das comédias românticas do cinema. Gosto mesmo desse gênero. Sempre achei que o cinema tem a finalidade primordial de entreter, e gosto da ideia de sair de um filme sentindo-me leve. Tento passar isso para meus livros. Isso não significa que um dia não vá passear um pouco mais pelo drama, ou algo até com um toque de suspense. Não sei. Mas sei que gosto mesmo de escrever as coisas que escrevo.

3) Todos os seus livros possuem referências a músicas e uma playlist que se encaixa perfeitamente na história. Suas histórias surgem a partir dessas músicas ou você pesquisa sobre elas depois de ter pensado na história?

Então, acho que sou um "cantador de histórias". Como sou egresso do meio musical, acho difícil dissociar as duas coisas (música e letras). Gosto de imaginar os livros como filmes. Tento escrever cenas, uma encadeada na outra. Se o leitor conseguir extrapolar as palavras e também sentir o clima, o som, a canção que tocava naquele momento, acho que a experiência acaba sendo até mais prazerosa. Quanto à pesquisa, ela ocorre de forma concomitante ao ato de escrever. A canção me inspira, me leva a imaginar a cena. É um método. Há canções que surgem antes, outras que surgem depois. O trabalho é todo interconectado.

4) Em breve você lançará o seu quarto livro, Dias melhores pra sempre. Você pode adiantar sobre o que se trata a história? *-*

Então, estou no processo final do livro. Já escrevi a história, estou revisando e revisando e revisando de novo....rs. Ainda não escrevi a sinopse, que é algo que deve ser feito com muita parcimônia. De tal forma que não divulguei ainda a sinopse (nem no skoob tem ainda...rs). Mas digo apenas que, acho, é uma história com a qual meus leitores vão se identificar bastante. Tem muita música, muitos cenários legais, muitos diálogos fortes. E, claro, uma boa dose de romance.

livros 2


5) Você acha que os blogs literários são um bom meio para divulgação dos seus livros? Além dos blogs, quais as outras estratégias de divulgação que você utiliza?

Tenho utilizado muito os blogs. São parceiraços, sou muito grato a todos os que me divulgam (e que divulgam a literatura nacional em geral). Tenho participado ativamente das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, meu próprio site - mauriciogomyde.com, youtube, etc.) e também de muitos eventos. A cada dia há mais pessoas nos eventos. Pena que eu more longe, porque apareceria bem mais. A Semana do Livro Nacional é excelente oportunidade de aparecer, e espero que muita gente vá.

Gostaram da entrevista? Muito show, né? Agradeço ao Maurício por essa entrevista e espero conhecê-lo no dia 27/07 no evento dessa super Semana do Livro Nacional.

- Resenha de O Mundo de Vidro
- Resenha de Ainda não te disse nada
- Resenha de O rosto que precede o sonho

Beijos,

gabi

2 comentários:

  1. parabéns pela entrevista. Li "O mundo de vidro" e gostei muito. Imagino que os outros livros do escritor devam ser muito bons também.
    Enfim, passando para avisar que tem selinho para você lá no blog:
    http://conformealetra.blogspot.com.br/2013/07/um-novo-selinho.html

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do Maurício! :))
    Adorei a entrevista.

    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...