quarta-feira, 5 de junho de 2013

[Filme] Amor

Olá!

O que você faria se a mulher/homem com quem você vive há anos está sofre um derrame? Como lidar com isso? Esse é o problema pelo qual Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) estão passando nesse filme.

Amor (Amour) - Poster / Capa / CartazEles são um casal de aposentados que eram professores de música e moram sozinhos na França. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, mas ela não gosta de hospitais e pede para o marido não levá-la para lá nunca mais. Então ele passa a cuidar dela em casa e a cada dia ela piora mais.

Com certeza tem amor nesse filme, principalmente da parte de Georges que vê sua esposa perdendo a consciência e os movimentos a cada dia sem poder fazer nada para ajudá-la. A paciência dele e o jeito como trata a esposa são realmente tocantes. Fiquei com muita pena dos dois e me fiz as perguntas com as quais comecei esse post.

Emmanuelle Riva fez muito bem o papel. Em certos momentos tive que lembrar que ela estava apenas atuando. rsrs Jean-Louis Trintignant também atuou muito bem e conseguiu mostrar o quanto o amor entre Georges e Anne é grande. A filha deles, que aparecia de vez em quando, foi só um elemento a mais, pois não fez muita diferença na história (até porque ela não era o centro do filme) e não me passou emoção nenhuma. Tinha partes que me faziam duvidar se estava realmente preocupada com a mãe.

O filme inteiro é muito bom, mas algumas partes foram muito paradas e desnecessárias. Um exemplo é uma cena na qual fica mostrando vários quadros demorando quase meio minuto em cada um. Talvez tenha um significado por trás disso, mas não sei qual.

“Amor” é um filme austríaco e francês lançado no Brasil no início de 2013 e foi um dos indicados ao Oscar 2013 nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro original e melhor filme estrangeiro sendo este último a única categoria que ganhou.

Informações sobre o filme

Título no Brasil: Amor
Título original: Amour
País de Origem: Áustria, França
Gênero: Drama, Romance
Tempo de Duração: 124 minutos
Ano de estreia no Brasil: 2013
Direção: Michael Haneke

Beijos,

gabi

3 comentários:

  1. Oi Gabi :D
    Achei bem interessante esse filme; tinha ouvido falar dele por causa do Oscar ^^' (e acho que mereceu ganhar na categoria de melhor filme estrangeiro ^-^); vou tentar assistir.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!

    Esse foi um filme que me deixou aquela sensação sufocante ao final, pela sua verdade e sua sinceridade. Ele um soco na boca do estômago, eu gostei muito. Ele é cru e vai direto ao ponto sem maquiagens. Não veria outra vez, por que a sensação no fim é perturbadora, mas é muito bom.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Filme não me chamou muita atenção, talvez por ser o lado do amor dos idosos eu tenho a impressão que o filme é parado.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Assim que possível, passarei em seu blog retribuindo.
Comentários ofensivos e anônimos são deletados. Caso você não possua um site e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco.
Para parcerias e assuntos que não sejam referentes ao post, entre em contato pelo formulário (clique na aba CONTATO ali em cima).

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...